terça-feira, 13 de março de 2012

O PLANETA DOS MACACOS, A ORIGEM, com James Franco

       O novo filme advindo de "O Planeta dos Macacos" de 1968 e outras produções posteriores(*), trata do início da evolução dos chimpanzés, que causou a dominação do planeta por uma nova raça. Dirigido por Rupert Wyatt e estrelado pelo talentoso James Franco, pode ser considerada belíssima por seus efeitos especiais, maquiagem e fotografia. O também talentoso Andy Serkis, o Sméagol de Senhor dos anéis, nessa produção faz Cezar, o macaco adotado por Will Rodman (James Franco).
       Rodman é um geneticista aficcionado na descoberta da cura para o Mal de Alzheimer, porque quer usá-la no pai doente. Ao testar o vírus AZL-112 em um chimpanzé, este apresenta além da melhora, um aumento de QI. A apresentação do vírus para a comunidade científica dá errado. Todos são sacrificados, menos o filhote de uma das chimpanzés infectadas, que é adotado por Will. Como o vírus é hereditário, percebe que o filhote se desenvolve mais rápido que um humano e impressiona quanto sua inteligência. Resolve então testar a droga em seu pai, que a princípio reage bem e fica curado. Will começa a namorar a veterinária que cuida de Cezar.
       Passados cinco anos, o pai de Will volta a ter síntomas da doença, enquanto Cezar começa a questionar seu lugar no mundo e como foi gerado. Após uma confusão para defender o pai de Will, Cezar é levado à um abrigo de macacos, sem que pudessem impedir. Lá percebe os maus tratos que sofre sua espécie e se revolta. Will cria o AZL-113 como uma nova tentativa para aperfeiçoa o vírus anterior, mas acaba sendo letal aos homens. Cezar rouba o AZL-113 para tornar os outros macacos do abrigo tão inteligentes quanto ele. Eles fogem em direção ao Parque das Sequoias, onde Will o levava anteriormente, e passam pela ponte Golden Gate. Na ponte há o confronto humanos versus chimpanzés, o apogeu do longa.
       Abaixo a cena da despedida de Rodman e Cezar, já no parque. O cientista fica impressionado ao ouvir as primeiras palavras do chimpanzé: "Cezar esta em casa". Por fim, aparece o indício de que o vírus irá se espalhar, conectando com "O Planeta dos Macacos", versão anterior e início da série de sucesso baseada no livro "La Planète des Singes", de Pierre Boulle. Vale muito a pena assistir e reassistir as outras produções; é impossível não virar fã. 

Sinopse curta do primeiro filme: Uma nave lançada da Terra retorna após dois mil anos. O grupo de astronautas, sendo uma mulher morta logo no início do longa e 3 homens, encontram os nativos (homens selvagens que não falam e chimpanzés inteligentes que falam, andam à cavalo e matam humanos). Dentre os astronautas, um é ferido e fica impossibilitado de falar, o outro é morto e o terceiro desaparece. Taylor, o que está ferido, é levado ao laboratório de Zira que examina cérebros humanos. Quando se cura é perseguido pelo Doutor Zaius, que nega as teorias de parentesco entre humanos e macacos. Junta-se a Zira e seu noivo Cornelius para encontrar provas do parentesco em um sítio arqueológico na "Zona Proibida".

*Produções posteriores:
De Volta ao Planeta dos Macacos, 1970;
Fuga do Planeta dos Macacos, 1971;
A Conquista do Planeta dos Macacos, 1972 e
Batalha do Planeta dos Macacos, 1973.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Volte sempre.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...