sexta-feira, 2 de março de 2012

127 HORAS, com James Franco

       James Franco interpreta o alpinista Aron Raulston, num filme de sobrevivência, indicado para 6 Oscars ano passado, incluindo o de Melhor Ator. Baseado em uma história real da auto biografia entitulada "Between a Rock and a Hard Place" (entre uma rocha e um lugar difícil/duro) e dirigido por Danny Boyle, o drama fez muito sucesso entre os críticos.
       Aron saí de casa sem atender as ligações de sua família e viaja para a região dos Canyons à noite, em Utah, sem avisar ninguém para onde iria. Na manhã seguinte, sábado, avista duas garotas perdidas e oferece ajuda. Acompanha-as por um caminho mais interessante, para chegar aonde queriam, que incluia mergulhos em águas subterrâneas. Depois de se divertirem e filmarem os mergulhos com a câmera de Raulston, elas o convidam a uma festa e em seguida tomam um caminho diferente.
       O alpinista segue por passagens complicadas e estreitas. Quando desce por uma fenda, pisa em uma pedra solta e caí. A pedra caí por sobre sua mão e a prensa contra uma das paredes do canyon. Ele grita por socorro, tenta içar e desgastar a pedra, mas nada adianta. Passadas 24 horas, no domingo, começa a filmar um diário de suas tentativas frustradas e suas precárias condições de sobrevivência. Tem apenas um canivete barato, 300 ml de água, 15 minutos de banho de sol e algumas cordas. As filmegens se repetem uma fez por dia. Urinava em um recipiente que posteriormente serviria para saciar sua sede. Delirou muito: que estava chovendo, revivendo o passado com a família e uma ex-namorada Ranna, imaginando a festa que iria com Kristin e Megan e imaginando muita água. Na terça, amarra o braço a fim de prender a circulação e facilitar um amputamento. Apunhala seu braço, mas o canivete não alcança o osso e a tentativa se torna em vão. Na quarta, passa a se culpar por tudo o que aconteceu, sente que esta morrendo e se despede da família em vídeo. Via sempre um corvo passar no mesmo horário, e nesse dia ele não apareceu. Tem delírios com um garoto (uma premonição do filho que viria no futuro). Com desespero e força de vontade, faz um torniquete e aperta bem para parar de circular sangue; quebra e arranca o braço com o estilete já gasto e "sem corte". Envolve o tronco de seu braço, tira uma foto da pedra e, na volta, se vê forçado a descer por uma corda para beber água suja em uma poça. É resgatado por uma família, pede água e um resgate que chega de helicóptero.
       No fim, aparecem imagem reais de Aron Raulston e do filho que teve 3 anos depois. Abaixo, uma das imagens finais de um filme que traz uma lição de vida de emocionar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Volte sempre.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...