O filme, publicado originalmente em contos de Manuel Rivas, conta a história do pequeno Moncho em seu primeiro dia de aula, onde conhece seu fascinante professor dom Gregório. Moncho, de início amedrontado, passa a gostar da escola e chega em casa encantado dizendo aos pais o que aprendera de novo.
Descobre o amor em meio a relações políticas e sociais ocorridas em um Espanha próxima da guerra civil. As transformações no país colocam o velho e honrado professor em uma situação delicada por causa de sua posição política. O professor, o pai e os amigos da família são Republicanos e os militares estavam tomando o poder.
No fim, sua família nega ser Republicana dentre a apreensão de amigos e do professor; são presos, arrastados para um caminhão e achovalhados por quem assiste. O menino é orientado pelos pais a gritar insultos junto com eles aos prisioneiros. A parte mais triste do filme, porque até o professor é xingado. Quando o caminhão vai embora, vários garotos correm atraz gritando insultos, inclusive o garoto que joga uma pedra e grita "tilonorrinco, trompa em espiral", que foram coisas ensinadas por seu mestre sobre amor e liberdade.
Eu recomendo fortemente Butterfly's Tongue (língua de borboleta) ou Butterfly (borboleta), que são os títulos do filme em inglês. O filme nos mostra o quanto foi díficil a luta do povo espanhol pela liberdade e as relações de amor familiar, professor e aluno, homem e mulher.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar! Volte sempre.